Projetos de pesquisa
Concepção de linguagem em práticas pedagógicas de Modelagem Matemática: implicações para a constituição do conhecimento matemático
Coordenadora: Profa. Dra. Daniana de Costa
O projeto de pesquisa "Concepção de linguagem em práticas pedagógicas de Modelagem Matemática: implicações para a constituição do conhecimento matemático" tem como objetivo discutir as implicações da concepção de linguagem pressupostas em práticas pedagógicas de Modelagem Matemática na Educação Matemática (Modelagem). A pesquisa está subsidiada pelo pensamento do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, levando em consideração o que é expresso nas Investigações Filosóficas. As ideias de Wittgenstein têm servido de inspiração para fundamentar diversas pesquisas no contexto da Educação, e, inclusive na Educação Matemática, contribuindo para discutir, questionar e/ou repensar processos educativos. Nesse viés, o intento é ampliar a discussão no campo da Modelagem Matemática (Modelagem), a qual pode ser entendida por Bassanezi (1994, p. 16), como “a arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real”. No que tange ao pensamento de Wittgenstein, suas ideias possibilitam uma compreensão do funcionamento da linguagem, cujo sentido das palavras e expressões linguísticas é constituído na própria ação linguística (ou, em seus usos) (WITTGENSTEIN, 2014), descartando qualquer possibilidade de localizar a significação numa realidade extralinguística, seja ela empírica, mental ou ideal. Assim sendo, considera-se pertinente atentar para a concepção de linguagem pressuposta na Modelagem, tendo em vista observar como se dá o processo de constituição do conhecimento matemático, o que poderá repercutir na ação docente e/ou na aprendizagem do estudante.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 1994.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Tradução Marcos G. Montagnoli. Petrópolis: Vozes, 2014.